Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

Aproveite Cada Momento


Para lembrar sempre...


APROVEITE CADA MOMENTO

          Um amigo meu abriu a gaveta da cômoda e pegou um pequeno pacote embrulhado com um papel de seda: “Isto – disse – não é um simples pacote”. Tirou do papel que o envolvia e observou a bonita seda e a caixa. “Ela comprou isto na primeira vez que fomos a Nova York, há uns oito ou nove anos. Nunca usou. Estava guardando-o para uma ocasião especial. Bem, creio que esta é a  ocasião. Aproximou-se da cama e colocou a prenda junto com as outras roupas que ia levar para funerária. Sua esposa tinha acabado de morrer.
          Virando-se para mim, disse: “Não guarde nada para uma ocasião especial. Cada dia que se vive é uma ocasião especial.”. Ainda estou pensando nestas palavras...e já mudaram minha vida.
          Agora estou lendo mais e limpando menos. Sento-me no terraço e admiro a vista sem me preocupar com as pragas, fico mais tempo com a minha família e menos tempo no trabalho.
          Compreendi que a vida deve ser uma fonte de experiências a desfrutar, não para sobreviver. Já não guardo nada.
          Uso meus copos de cristal todos os dias.
          Coloco uma roupa nova para ir ao supermercado, se me dá vontade.
          Já não guardo meu melhor perfume para ocasiões especiais, uso-o quando tenho vontade.
     As frases “algum dia...” e “qualquer dia...” estão desaparecendo do meu vocabulário.
          Não estou certo do que teria feito a esposa de meu amigo se soubesse que não estaria aqui para a próxima manhã que todos nós ignoramos. Creio que teria chamado seus familiares e amigos mais próximos.
         Talvez chamasse alguns amigos antigos para desculpar-se e fazer as pazes por possíveis desgostos do passado.
           Gosto de pensar que teria ido comer comida chinesa, sua favorita.
         São estas pequenas coisas deixadas por fazer que me fariam desgostoso se eu soubesse que minhas horas estão limitadas.
        Desgostoso, porque deixaria de ver amigos com quem iria encontrar cartas...cartas que pensava escrever “qualquer dia destes”.
        Desgostoso e triste, porque não disse aos meus irmãos e meus filhos, com suficiente freqüência que os amo.
           Agora, trato de não atrasar, adiar ou guardar nada que traria risos e alegria para nossas vidas. E, a cada manhã, digo a mim mesmo que este será um dia especial. Cada dia, cada hora, cada minuto, é especial.a nova para ir ao supermercado, se me dá vontade.
           Já não guardo meu melhor perfume para ocasiões especiais, uso-o quando tenho vontade.
      As frases “algum dia...” e “qualquer dia...” estão desaparecendo do meu vocabulário.
          Não estou certo do que teria feito a esposa de meu amigo se soubesse que não estaria aqui para a próxima manhã que todos nós ignoramos. Creio que teria chamado seus familiares e amigos mais próximos.
         Talvez chamasse alguns amigos antigos para desculpar-se e fazer as pazes por possíveis desgostos do passado.
           Gosto de pensar que teria ido comer comida chinesa, sua favorita.
          São estas pequenas coisas deixadas por fazer que me fariam desgostoso se eu soubesse que minhas horas estão limitadas.
          Desgostoso, porque deixaria de ver amigos com quem iria encontrar e as cartas que eu deixaria de enviar porque pensava escrever “qualquer dia destes”.
       Desgostoso e triste, porque não disse aos meus irmãos e meus filhos, com suficiente freqüência que os amo.
          Agora, trato de não atrasar, adiar ou guardar nada que traria risos e alegria para nossas vidas. E, a cada manhã, digo a mim mesmo que este será um dia especial. Cada dia, cada hora, cada minuto, é especial.


Autor desconhecido


É claro que esse texto não mudou completamente minha vida. Deveria, mas não mudou. Não é fácil nos desfazermos de antigos comportamentos. Mas sempre que leio enxergo a vida um pouco diferente. Começo a pensar em como nos preocupamos com bobagens. Coisas que não são importantes enquanto o que é importante de verdade vai sendo deixado para trás...
Então vamos lá, fazer todos os dias especiais, um dia de cada vez!


tecnoup.com

12 comentários:

  1. Adorei o texto.
    É bem isso mesmo.
    Sempre acreditamos que coisas ruins não acontecem com a gente e vamos adiando as coisas.
    Eu tento sempre viver mesmo e aproveitar as oportunidades da vida.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho mania de adiar as coisas...de colocar condição para a felicidade sabe? Por isso o texto, para ver se eu me lembro disso todos os dias.
      Beijo
      Lory

      Excluir
  2. Gostei muito destas palavras, vivemos sempre pensando no amanhã mas esquecemos de fazer o melhor hoje , pra sermos felizes ,
    o amanhã pode não chegar.
    bejinhos querida.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Simone! Infelizmente eu tenho essa característica, de deixar a felicidade para amanhã. Mas acredito que sempre é tempo de recomeçarmos.
      Beijos

      Excluir
  3. Lindo texto, copiei e mandei via Email para marido e filhos.kkk Obrigada pela oportunidade de compartilhar esses sentimentos.

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia o texto, mas não me lembrava mais...
    muito forte e real!
    E tem razão no que disse... não é tão fácil mudar de comportamento, mas devemos nos esforçar...
    Obrigada por dividir, foi bom ler!!
    Um bejim pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vinni! Não é fácil mesmo mudar, mas vale a pena tentar. Eu estou aqui tentando, as vezes com sucesso, outras não...
      Beijos

      Excluir
  5. Texto ótimo..como disse, é difícil nos desprendermos de velhos comportamentos, mais é importante viver cada dia e não procastinar.
    Abraços,
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem verdade Sandra! Mas vamos tentando, um pouquinho todos os dias...
      Beijos

      Excluir
  6. Passando para te desejar um ótimo sábado e feliz dia das mulheres!!
    Abraços,
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Pra você também!!!
      Beijos

      Excluir